quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

actividade 4: 23 a 29 de Novembro - O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE I)

Planificação da avaliação

Em primeiro lugar, devemos compreender o modo como estes indicadores contribuem para a avaliação das bibliotecas escolares, permitindo seleccionar as variáveis e categorias que servem para demonstrar as evidências de cada um dos indicadores, tendo em conta os seguintes aspectos:

  • O prazo para a realização do processo de avaliação, abrange determinado período de tempo; ·
  • O ambiente em que a biblioteca escolar desenvolve a sua actividade, considerando as especificidades da escola/agrupamento de escolas e do território em que está integrado;
  • A definição clara dos motivos para a realização deste processo de avaliação, promovendo a participação dos diversos elementos da comunidade.

Após esta reflexão e debate é importante encontrar as ferramentas adequadas e que garantam a exequibilidade da avaliação. Neste processo devemos considerar que existem dois tipos de indicadores: · de processo · de resultados.

  • No primeiro caso, pressupõem-se que se avalia o modo como se desenvolvem determinadas acções de forma continuada ou ocasional
  • No segundo, pretendem-se medir/avaliar o ponto de chegada das acções desenvolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário