quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

actividade 6: 7 a 13 de Dezembro - O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (CONCLUSÃO)


Análise crítica aos relatórios na perspectiva do modelo de auto-avaliação RBE

A análise de diversos relatórios da IGE de avaliação externa de escolas/agrupamentos registamos que existe uma referência comum que se integra no sub-tópico 3.3 “Gestão dos recursos materiais e financeiros”. A focalização neste item demonstra, ainda, a visão redutora sobre a biblioteca escolar, surgindo esta misturada entre os vários espaços específicos das escolas.
No ponto 4.4. “Parcerias, protocolos e projectos”, o Plano Nacional de Leitura é, neste aspecto, o projecto que altera mais esta tendência, mas não existe em todos registos a referência ao papel das bibliotecas escolares no desenvolvimento deste projecto.
Um dos pontos fortes é a citação do papel da biblioteca escolar no estabelecimento de interacções com os pais e encarregados de educação, no ponto 3.4. “Participação dos pais e outros elementos da comunidade educativa”.
Um dos pontos mais fracos é a fraca relação entre o desempenho das bibliotecas escolares e os resultados, existindo raras referências à “Participação e desenvolvimento cívico” (1.2.) e, ainda mais raras, à “Valorização e impactos das aprendizagens” (1.4.).

1 comentário:

  1. 3.3 “Gestão dos recursos materiais e financeiros”.

    Este item é o mais frequentemente citado revela a visão instrumental que persiste em relação à biblioteca, dominado pela permissa que este espaço são depósitos dos recursos materiais e não como pólos de dinamização da escola, nicho de projectos inovadores, multidisciplinares e promoção da leitura/literacia.

    Nuno Moitinho

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