terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Balanço da Acção de Formação - Parte III

O sucesso da acção de formação vou medir pela diferença entre a distância entre uma autoavaliação sem formação, no ano lectivo passado, e com formação, a partir deste ano.

No ano lectivo anterior, iniciei este processo com algumas orientações, de forma muito experimental, pode não ter sido o processo mais perfeito, mas permitiu confirmar algumas evidências que me permitem justificar perante a comunidade a prioridade de certas tarefas: é necessário formar utilizadores da biblioteca (alunos, professores e outros elementos) para se desenvolver outras estratégias.

As bibliotecas escolares enfrentam a dificuldade de ser entendidas como mais do que um espaço da escola em que se concentram recursos, as direcções escolares contribuem mais facilmente com recursos materiais do que apercebem das potencialidades deste espaço para outros desempenhos mais formativos, promotores de aprendizagem e de desenvolvimento de competências.

I believe we need to focus on three things: connections, not collections; actions, not positions; and evidence, not advocacy (Ross Todd 2001).

Desejo de dias felizes para todos os professores - bibliotecários.

Sem comentários:

Enviar um comentário