quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

actividade 7: 14 a 20 de Dezembro

ACTIVIDADE I distinguir descrição de avaliação.
1- Dos seguintes enunciados, indique os que são descritivos e os que são avaliativos. 2- Melhore os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis).
Enunciados:
1- Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE. (Descritivo)
Opção: Foi recolhida informação dos departamentos sobre a colecção da BE, tendo como objectivo identificar as necessidades de reforço do fundo documental e a garantia de apoio
2- A BE promove sistematicamente mecanismos de avaliação cujos resultados são utilizados na planificação do trabalho.
3- Iniciativa de um projecto (parceria com a Câmara Municipal) de âmbito nacional. (Descritivo)
Opção: Foi desenvolvido um projecto, em parceria com a Câmara Municipal, de âmbito nacional que visava a promoção da leitura dos pais e encarregados de educação.
4- Aproximação estimulante às famílias e seu envolvimento no projecto da BE, com o projecto “Leituras em família”.
5- Horário da BE cobre todo o tempo de abertura da escola. (Descritivo)
Opção: Foi possível estabelecer um da BE cobre todo o tempo de abertura da escola, permitindo que a comunidade educativa possa ter acesso aos seus recursos, beneficiando do apoio da equipa na realização de tarefas exigidas e na motivação para a leitura.
6- A actualização do material informático não corresponde às necessidades dos utilizadores (professores, alunos).
7- A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6 (Descritivo)
Opção: A BE disponibiliza guiões de pesquisa baseados no modelo Big6, realizando actividades de divulgação deste modelo, tendo como objectivo o desenvolvimento de competências no domínio da literacia da informação.

ACTIVIDADE II distinguir enunciados gerais de específicos.
Analise os enunciados 3 e 4, apontando as suas fragilidades e propondo eventuais alterações que os transformem em enunciados específicos e que concretizem hipóteses reais de acções para a melhoria.
Enunciados:
3. Reforçar o trabalho articulado.
Questões:
Articular o quê?
Articular com quem?
Como articular?
Para quê articular?
Reforçar o trabalho articulado na realização de trabalhos de pesquisa com os professores das áreas disciplinares, recorrendo a guiões de pesquisa e modelos de literacia, tendo como objectivo desenvolver as competências e os conhecimentos dos alunos numa determinado tema/assunto.

4. Reforçar a produção de instrumentos de apoio a ser usados por professores e alunos.
Questões:
De apoio a quê?
Para quê?
Reforçar a produção de instrumentos de apoio à consulta do catálogo a ser usados por professores e alunos, facilitando o livre acesso aos documentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário