Na actividade 1-1ª parte, 2 a 6 de Novembro, produzi uma grelha que verifiquei ter uma gralha: não registei as informações/experiências nas últimas 3 linhas, este maldito animal mais o sr. Lapso perturbaram-me várias vezes ao longo desta formação.
Obrigada srª Persistência
PS. Envio em anexo uma grelha renovada
O meu outro acrescentou-a nos comentários
Gestão de evidências/ avaliação.
ResponderEliminarAspectos críticos que a Literatura identifica: sem avaliação, não podemos gerir a BE com base em evidências
Pontos fortes: A experiência já realizada.
A colaboração de professores e alunos dos Cursos Profissionais no módulo de estatística da disciplina de Matemática Aplicada dos cursos Profissionais.
Pontos fracos:As dificuldades de aplicação de instrumentos de avaliação e do processo de recolha/análise da informação.
Oportunidades: Os efeitos da anterior auto-avaliação na definição do presente plano de actividades.
Ameaças: Ambiente pouco favorável aos processos de investigação/ reflexão/acção que podem tornar o processo de recolha de informação e/ou evidências
Desafios. Acções a implementar:Desenvolver estes procedimentos de forma aberta.
Promover publicamente os seus resultados.
Gestão da mudança
ResponderEliminarSÍNTESE
• Alterar os processos de colaboração entre professores e BE.
• Potencializar a utilização dos recursos
• Dinamizar acções de promoção da leitura/literacia
• Construir ferramentas de difusão da informação sobre a biblioteca escolar
Factores de sucesso
ResponderEliminarA experiência e formação de parte da equipa.
A importância da BE assumida pela escola.
O crescente número de utilizadores dos diferentes recursos da BE
O reforço e actualização do parque informático da biblioteca.
Obstáculos a vencer
ResponderEliminarO baixo nível de planificação das actividades na biblioteca escolar, desenvolvidas sem avaliar os seus efeitos na aprendizagem, não tirando partindo das potencialidades de um trabalho colaborativo.
A reduzida formação de alunos e professores como utilizadores da BE, dificultando a sua plena utilização como espaço de conhecimento.
Acções prioritárias
ResponderEliminarNum primeiro momento –
Realizar encontros de trabalho com professores das áreas transdisciplinares do 3ºCiclo para trocar informações e recolher sugestões
Num segundo momento –
Desenvolver acções de informação/formação sobre o funcionamento da BE
Num terceiro momento –
Distribuir documentos orientadores de funcionamento da BE e de apoio à pesquisa de informação.
Por fim avaliar os efeitos destas acções e propor a elaboração de guiões de pesquisa e de avaliação da informação.