domingo, 13 de dezembro de 2009

Na actividade 1-1ª parte, 2 a 6 de Novembro, produzi uma grelha que verifiquei ter uma gralha: não registei as informações/experiências nas últimas 3 linhas, este maldito animal mais o sr. Lapso perturbaram-me várias vezes ao longo desta formação.

Obrigada srª Persistência

PS. Envio em anexo uma grelha renovada

O meu outro acrescentou-a nos comentários

5 comentários:

  1. Gestão de evidências/ avaliação.

    Aspectos críticos que a Literatura identifica: sem avaliação, não podemos gerir a BE com base em evidências

    Pontos fortes: A experiência já realizada.
    A colaboração de professores e alunos dos Cursos Profissionais no módulo de estatística da disciplina de Matemática Aplicada dos cursos Profissionais.

    Pontos fracos:As dificuldades de aplicação de instrumentos de avaliação e do processo de recolha/análise da informação.

    Oportunidades: Os efeitos da anterior auto-avaliação na definição do presente plano de actividades.

    Ameaças: Ambiente pouco favorável aos processos de investigação/ reflexão/acção que podem tornar o processo de recolha de informação e/ou evidências

    Desafios. Acções a implementar:Desenvolver estes procedimentos de forma aberta.
    Promover publicamente os seus resultados.

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  2. Gestão da mudança
    SÍNTESE
    • Alterar os processos de colaboração entre professores e BE.
    • Potencializar a utilização dos recursos
    • Dinamizar acções de promoção da leitura/literacia
    • Construir ferramentas de difusão da informação sobre a biblioteca escolar

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  3. Factores de sucesso

    A experiência e formação de parte da equipa.
    A importância da BE assumida pela escola.
    O crescente número de utilizadores dos diferentes recursos da BE
    O reforço e actualização do parque informático da biblioteca.

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  4. Obstáculos a vencer
    O baixo nível de planificação das actividades na biblioteca escolar, desenvolvidas sem avaliar os seus efeitos na aprendizagem, não tirando partindo das potencialidades de um trabalho colaborativo.
    A reduzida formação de alunos e professores como utilizadores da BE, dificultando a sua plena utilização como espaço de conhecimento.

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  5. Acções prioritárias

    Num primeiro momento –
    Realizar encontros de trabalho com professores das áreas transdisciplinares do 3ºCiclo para trocar informações e recolher sugestões
    Num segundo momento –
    Desenvolver acções de informação/formação sobre o funcionamento da BE
    Num terceiro momento –
    Distribuir documentos orientadores de funcionamento da BE e de apoio à pesquisa de informação.
    Por fim avaliar os efeitos destas acções e propor a elaboração de guiões de pesquisa e de avaliação da informação.

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