quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

actividades 3: 16 a 22 de Novembro


Porque é que devemos avaliar as nossas bibliotecas escolares?

A importância crescente da biblioteca escolar exige que as práticas sejam avaliadas e melhoradas com a participação de toda a comunidade
“… Torna-se de facto relevante objectivar a forma como se está a concretizar o trabalho das bibliotecas escolares, tendo como pano de fundo essencial o seu contributo para as aprendizagens, para o sucesso educativo e para a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Neste sentido, é importante que cada escola conheça o impacto que as actividades realizadas pela e com a BE vão tendo no processo de ensino e na aprendizagem, bem como o grau de eficiência e de eficácia dos serviços prestados e de satisfação dos utilizadores da BE” RBE

2 comentários:

  1. Porque é que deve existir um modelo de avaliação?

    A criação de um Modelo para avaliação das bibliotecas escolares visa dotar as escolas/ bibliotecas de um quadro de referência e de um instrumento que lhes permita a melhoria contínua da qualidade e a transformação das bibliotecas escolares em organizações capazes de aprender e de crescer através da recolha sistemática de evidências, conducentes a processos regulares de auto-avaliação.


    Elsa Conde e Rosa Canhoto Martins-Modelo de auto-avaliação da Biblioteca Escolar: Princípios estrutura e metodologias de operacionalização em Newsletter RBE nº5 em http://www.rbe.min-edu.pt/np4/512.html (cons. 12/011/09)

    ResponderEliminar
  2. O modelo de auto-avaliação das bibliotecas escolares: oportunidades e constrangimentos

    Oportunidades:
    • Melhorar as práticas e a organização;
    • Identificar através de evidências as suas principais necessidades;
    • Reconhecer o seu papel na dinamização da escola e na promoção das literacias;
    • Definir bases para as estratégias de articulação curricular.

    Constrangimentos
    • Receio relativo à sobrevalorização dos factores negativos como factor de desmotivação para o trabalho a desenvolver;
    • Auto-satisfação pelo trabalho já realizado por falta de reflexão crítica.
    • De contexto de escola e associado à aplicação e análise de resultados (tarefa exigente e prolongada num ambiente com constrangimentos de carga horária).

    ResponderEliminar